De fato, aquele templo existe há mais de um século, pois há provas incontestáveis de que, já nos albores do século XX, em 1906, o então vigário de Mombaça, Pe. Pedro Leão Paz de Andrade (+ 1943), lá oficiava missas, ministrava sacramentos, pregava, enfim, para os fieis desejosos de ouvir a Palavra de Deus.
O Povo de Deus, residente em Mulungu, acabou, assim, de festejar, mais uma vez, o seu santo Orago, São Sebastião.
Segundo a Hagiografia, isto é, os escritos relacionados à vida dos santos, Sebastião era um militar, e sofreu a palma do martírio debaixo da perseguição movida aos seguidores de Cristo, efetuada por ordem de Diocleciano, imperador de Roma, no ano 286 d.C.
A Festa Litúrgica do dia 20 de janeiro foi precedida da celebração de um novenário, bem animado pela equipe de liturgia, sob a orientação do adm. paroquial de Piquet Carneiro, Pe. Jaime. O tema geral das novenas manteve sintonia com o peíodo em preparação do Jubileu de Ouro da Diocese de Iguatu.
Ao cair da tarde do dia 20, Pe. Jaime presidiu à Santa Missa de encerramento da Festa, de que participaram muitos devotos de São Sebastião, vindos de muitas regiões locais, bem como d´outros lugares.
Registre-se, nesta nota, uma palavra de gratidão ao Governo do Município, por haver cedido, mais de uma vez, veículos, de sua frota, a fim de que os católicos, residentes na sede da paróquia, viessem também a participar do novenário.
Os recursos monetários arrecadados (parte social) se converterão, oportunamente, em benfeitorias para a própria Capela, que está a merecer, é bem verdade, alguns reparos, e até mesmo construções, tais como a inserção do forro e do piso.
Por Osmar Filho
Nenhum comentário :
Postar um comentário