Sessenta e quatro pessoas inscreveram-se no concurso para recenseadores do IBGE 2010. A prova foi realizada no dia 30 de maio e selecionou os 15 que serão responsáveis por contar a população piqueense. Todos participaram de treinamento e estão preparados para quaisquer adversidades.
De acordo com a supervisora Edna Vieira esse ano há algumas novidades no Censo, entre elas o fato de que 1 a cada 5 casas responderá questionário de amostragem envolvendo maior número de indagações, podendo levar até meia hora entrevista.
Responder ao Censo é obrigatório, sendo que a recusa poderá ser punida. Também não é aconselhável responder pela Internet, pois dessa maneira a responsabilidade passa do recenseador para a pessoa que optar por esse método. Devido ao elevado número de questões é muito provável que a pessoa não tenha paciência de responder todas pelo computador, sem falar na possibilidade da Internet sair do ar, o que resultará em uma nova visita do recenseador, levando mais tempo ainda.
O município foi dividido em 38 setores, sendo 19 urbanos e outros 19 na Zona Rural. Desde o dia 04 de agosto os 15 recenseadores já começaram as visitas e contagem da população.
Dependendo do resultado obtido com o Censo o município poderá perder ou ganhar. Caso a população aumente, os recursos e repasses do Governo também aumentarão, bem como pode acontecer o contrário.
Nenhum comentário :
Postar um comentário