O “SBTVD” nosso sistema de TV Digital, já supera os demais com a incorporação de tecnologia genuinamente brasileira, como o GINGA (middleware aberto e livre de royalties, permitindo assim o uso continua da TV, para os mais diversos fins, como educação a distância entretenimento com interatividade, informação e variedade de programas no mesmo canal).
O nome GINGA, foi escolhido em homenagem ao povo brasileiro, pelo empenho constante na divulgação de nossa cultura e na busca por igu aldade e liberdade para todos, principalmente no direito de informação e expressão. Foi desenvolvido nos laboratórios da PUC-RIO e UFPB.
Ginga-NCL é um ambiente de apresentação multimídia para apresentações escritas em NCL Ginga-J provê uma infra-estrutura de aplicação Java, e extensões voltadas ao ambiente de TV. O sistema já foi reconhecido pela UIT(União Internacional de Telecomunicação), e vai ser usado extensivamente, podendo ser modificado e melhorado sempre que se fizer necessário.
Como prometido vamos descrever as siglas mencionadas nos artigos anteriores: SBTVD-T(Sistema Brasileiro de TV Digital-Terrestre); ATSC(Advanced Television Systems Committee ); DVB(Digital Vídeo Broadcasting ); ISDB(Integrated Services Digital Broadcasting); DMB (Digital Multimídia Broadcast); SDTV(Standard Definition Television); HDTV(High-Definition Television); Existem muitas siglas com significados parecidos, lembre-se que sempre que terminar com –T, significa Terrestre; Terminando com –S, ...Satélite; Terminando com –C...Cabo ; Terminando com –H... dispositivos móveis.
Os televisores disponíveis nas lojas, padrão Plasma ou LCD, não são obrigatoriamente de Alta Definição (HD), a maioria disponível são Standard, isto é, não tem os necessários (1820x1080 pixels ), e também não recebem o SBTVD-T, sem um decodificador.
Quem recebe os sinais de TV via Satélite, está imune a todos esses percalços, pois sendo captado pela antena, é docodificado pelo receptor, e enviado ao televisor disponível, independente do modelo ou marca.
Jocicler Vieira
Quero registrar meu parabéns ao colega Jocicler, um assíduo colaborador deste periódico, pelas oportunas "aulas" que nos oferece, mês a mês, sobre tema tão importante quanto o da "comunicação".
ResponderExcluirTextos bem redigidos, revestidos de caráter científico, elaborados por quem, de fato, conhece, como poucos, o assunto em pauta. E que,por isso mesmo, podem, e devem,ser objeto de leitura e de estudo em nossas escolas.
PROF. OSMAR LUCENA FILHO