Os jornais divulgam e assustam as pessoas, com “falácias”. Afirmam que emissoras de rádio, sem registro (piratas), interferem nas comunicações entre aviões e torre de comando. Fato difícil de acreditar, pois a aeronáutica dispõe de freqüências livres e usa sistemas de comunicação (rádios) com circuitos protegidos e codificados, com filtros de banda especifica para cada transmissão. As grandes empresas de comunicação, que são proprietárias de Rádios e TVs com antenas super potentes, não se preocupam com a energia irradiada por suas transmissões, mas com uma pequena antena com alguns wats de potência. Afirmam com veemência o grande perigo a aviação comercial brasileira.
As antenas são fabricadas com dados específicos para cada freqüência, podem trabalhar lado a lado e não interferem uma na outra. Desde que sejam produzidas com material de qualidade e instaladas por técnicos qualificados.
A faixa de freqüência usada atualmente vai de 20 Hz a 20 GHz. Para cada sistema de comunicação é designado uma freqüência especifica, a maioria é usada em todo o mundo, com pequenas variações. Para conhecimento citaremos as principais. As demais poderão ser vistas no blog: http://ptemfrente.blogspot.com
| 20 Hz | 20.000 Hz | Sons audíveis |
| 530 KHz | 1.600 KHz | Rádio AM |
| 54 MHz | 70 MHZ | TV VHF canais 2, 3, 4 |
| 76 MHz | 88 MHz | TV VHF canais 5, 6 |
| 88 MHz | 108 MHz | Rádio FM |
| 174 MHz | 216 MHz | TV VHF canais 7 ao 13 |
| 470 MHz | 806 MHz | TV UHF CANAIS 14 ao 69 |
| 824 MHz | 896 MHz | Telefone celular |
| 3,7 GHZ | 4,2 GHZ | Parabólicas Banda C |
| 10,7 GHz | 12,2 GHz | Parabólica Banda Ku |
Jocicler Vieira
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