A Dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todo o país, independente de sua classe social. A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fêmea infectado; o mosquito pica preferencialmente durante todo o dia, vivem dentro de habitações humanas, depositando ovos e produzindo larvas em recipientes artificiais. Se não tratada a tempo pode levar a óbito. Pode ser classificada de duas formas: clássica e hemorrágica.
Com um tempo médio de duração de cinco a seis dias de enfermidade, os sintomas da dengue se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia após a picada, e são os seguintes: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções na pele semelhantes a sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.
ATENÇÃO: nem todos os sintomas se apresentam em uma mesma pessoa.
Dengue Hemorrágica: os sintomas da DH no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre com maior frequência quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental.
A prevenção é o meio mais eficaz de combatermos a dengue e é dever de todos nós:
Ao limpar os potes e depósitos de água, esfregue uma bucha por dentro para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor; tampe sempre ou coloque telas em caixas d'água, tinas, barris, potes e cisternas; coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados; mantenha seu quintal sempre limpo; emborque garrafas e latas; cubra pneus para não acumular água; e coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas.
ATENÇÃO: Se você apresenta esses sintomas vá imediatamente a uma unidade de saúde mais próxima.
Dr. Francisco Sarmento do Vale
COREN 186940
Diretor de Enfermagem
do Hospital de Piquet Carneiro
Nenhum comentário :
Postar um comentário