O placar foi apertado, 9 votos de diferença foi o resultado de algumas semanas de de campanha dentro das associações de Piquet Carneiro. Os dois que disputaram tinham uma certa popularidade na articulação de sua próprias comunidades, Neguinho presidente da associação da Manisoba e Daniel presidente da associação do Olho D'água. Cerca de 70 associações estão filiadas a federação, sendo que na eleição só poderiam votar as diretorias das associações, que geralmente são compostas por 4 pessoas. No dia 18 de março a Secretaria de Agricultura recebeu os eleitores. O placar foi de 108 a 117 votos, com a presidência da Federação ficando com Daniel Rodrigues.
Durante o processo de campanha os políticos foram procurados para apoiar os candidatos, mas tanto o prefeito como boa parte dos vereadores não se posicionaram, já que os dois apoiam a atual gestão. Um dia depois de sua vitória, acompanhei Daniel para o evento com a presidente Dilma em Sobral, onde foi receber o certificado do abastecimento d’água da comunidade que representa. Durante a viagem o novo presidente afirmou que depois da eleição a prioridade é trabalhar junto para fortificar a Federação.
Perguntei para algumas pessoas, porque uma disputa tão acirrada para presidência da Federação, que em suma é um cargo que traz, acima de tudo, dor de cabeça. A resposta da maioria acabou sendo a notoriedade do cargo, uma pessoa ativa na Federação vai estar em contato com os presidentes de associações, que em sua maioria, são pessoas influentes dentro das comunidades, acaba sendo um cargo de visibilidade política.
Fiz ao recém eleito a mesma pergunta e ele respondeu: “principalmente a experiência…aprendi muito como presidente de associação” disse Daniel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário