Em torno das 18h - à Hora do Angelus Domini! – do dia 15 de setembro de 2012, um sábado, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Piquet Carneiro, contemplava, em sua história de mais de 60 anos, a ordenação presbiteral de mais um filho seu: o diácono Francisco Nairton de Souza Alves , da Congregação dos Padres Redentoristas.
"Vindos de todos os cantos", como diz a canção do Zé Vicente, "para louvar ao Senhor", por mais um irmão que “sobe ao Altar de Deus” - a fim de presidir, agindo “ in persona Christi “ , a celebração dos Augustos Mistérios - já era notória, desde cedo, a movimentação dos fiéis, em torno da igreja do Sagrado Coração de Jesus, a matriz paroquial de Piquet Carneiro.
Gigantescos estandartes , tendo neles estampada a imagem de Maria, entre outras, ornavam o ambiente, além de faixas com dizeres de parabéns e de felicitações ao neo-sacerdote.
Bem expressiva a participação dos grupos de pastoral e outros movimentos religiosos que atuam na Paróquia de Piquet Carneiro, destacando-se, no meio destes, as Comunidades Eclesiais de Base – CEBS, tão caras ao coração do jovem presbítero, Pe. Nairton, CSsR.
Em lugar de destaque, junto do altar-palanque, as presenças honrosas de Sua Excelência, o senhor Prefeito do Município de Piquet Carneiro , cidadão Expedito José do Nascimento , e de sua digníssima consorte, Sra. Maria das Graças Martins Nascimento, os quais, como católicos, que são, participaram, religiosa e atentamente, do longo rito litúrgico, que se prolongou por quase três horas.
O belo e pomposo cerimonial, cuja presidência, por convite do ordenando, coube ao Bispo Diocesano de Pesqueira-PE, Dom José Luiz Salles, CSsR, anteriormente bispo auxiliar de Fortaleza, contou com a participação de Dom José Mauro Ramalho, bispo emérito de Iguatu, incumbido este, por seu turno, de representar o titular da nossa Diocese, Dom João José, OCarm. , no ato religioso em tela.
Encaminhando-se para o local da cerimônia, a solene procissão deslocou-se da residência paroquial, sob os acordes da “Marcha Triunfal da Igreja”, até atingir o adro da matriz.
Os atos seguidos no decorrer de uma ordenação sacerdotal emprestam ao cerimonial um brilho de singular magnitude : toda a assembleia se sente ali tocada pela emoção, dada a sublimidade das palavras contidas no Ritual das Ordenações. Depois, os gestos: como são eloquentes! No entanto, parece que , um deles, quer chamar, ainda mais, sobre si, a atenção dos participantes, e, por certo, do ordenando: o momento em que o candidato se prostra, em sinal de despojamento e de total abandono nas mãos de Deus, enquanto a “Schola Cantorum” entoa a ladainha de todos os santos. Em seguida, outro instante inesquecível: a imposição das mãos do bispo (gesto que remonta à era dos Apostolos!) e a “Oração Consecratória” , o ponto alto da cerimônia.
A ordenação do “nosso” Pe. Nairton, CSsR, aconteceu à luz de um forte momento de comunhão eclesial para os filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1789): as comemorações relacionadas ao Jubileu de Ouro (50 anos!) de instalação da vice-província Redentorista de Fortaleza.
No final da missa, usaram da palavra: Pe. Jaime, administrador paroquial de Piquet Carneiro, agradecendo aos seus paroquianos os esforços empreendidos para o bom êxito do grande evento religioso; Dom José Mauro, bispo emérito de Iguatu (congratulando-se com o novo padre, falou também em nome de Dom João Costa, bispo de Iguatu); Dom José Luiz, CSsS, o bispo ordenante, confrade de Pe. Nairton , e obviamente, o próprio Pe. Nairton, agradecendo a todas as pessoas e categorias envolvidas no conjunto de ações daquele histórico 15 de setembro.
No dia 16, o já Padre Nairton, celebrou sua primeira missa no sítio Travessão, sua terra natal.
(Colaboração de Osmar Filho)
Mais fotos da ordenação e da primeira missa no facebook do gerAção
Nenhum comentário:
Postar um comentário