Na foto:DOM JOSÉ MAURO, LADEADO POR DOM JOSÉ DOTH (À DIREITA) E POR DOM FREI JOÃO JOSÉ DA COSTA (ATUAL BIUSPO DE IGUATU)
Capitaneada pelo vigário local, Pe. Jaime, uma comitiva da Paróquia de Piquet Carneiro participou, ontem, dia 6 de janeiro de 2012, na cidade de Iguatu, da missa em ação de graças em recordação dos 50 anos da ordenação episcopal de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, primeiro bispo diocesano de Iguatu.
O cerimonial religioso aconteceu à sombra da velha matriz de Senhora Santana, cujo templo, no longo do episcopado, de 38 anos, de Dom Mauro, serviu de "locus" à cátedra de seu ministério episcopal, isto é, foi a primeira IGREJA-CATEDRAL da Diocese de Iguatu.
Foi, para usarmos uma expressão dita pela gente simples do povo, "uma missa bonita".
Bispos, padres, seminaristas, religiosos (as) e leigos abrilhantaram o evento.
O mundo das lideranças políticas viu-se representado nas presenças destas autoridades: Agenor Neto, prefeito de Iguatu, e Dep. Mirian Sobreira, entre outros.
Ao canto da belíssima "Marcha da Igreja", a procissão rumou, da Casa Paroquial, à lateral da igreja matriz de Santana, onde estava erguido o altar-palanque, tendo, como cenário, um belo painel com a foto de Dom José Mauro Ramalho.
Já nos Ritos Iniciais, sob nuvens de incenso ( símbolo da oração que se eleva até a Deus ) divisava-se a silhueta, já idosa, do primeiro pastor de nossa Diocese: firme e forte, ele se encaminhou ao lugar de honra a que, como presidente da pomposa liturgia, tinha direito.
Estava o bispo anfitrião ladeado por Dom José Doth de Oliveira (2º bispo de Iguatu, entre 2000-09), e por Dom Frei João José, O. Carm., atual Bispo Diocesano de Iguatu.
Ao evangelho, Dom Mauro pronunciou longo e profundo sermão, como sempre, bem inspirado, em que recordou, em tom de retrospectiva, o dia em que foi escolhido para a função de 1º Bispo de Iguatu (13 de outubro de 1961), por ato do Papa João XXIII. Não deixou de fazer menção, como era natural, a duas outras datas: 6 de janeiro de 1962, dia de sua ordenação episcopal, e a (data) subsequente 4 de fevereiro de 1962, data que assinala sua tomada de posse na cátedra do Sagrado Ministério episcopal em Iguatu. Outros temas se incorporaram à homilia do Bispo aniversariante, como estes: a família em pleno século XXI, a Festa da Epifania do Senhor (liturgia do dia).
No final da missa, ouviu-se a palavra de três oradores: Dom José Haring (Bispo de Limoeiro do Norte, que falou em nome dos bispos do Regional Nordeste 1), Pe. Afonso Queiroga da Silva (em nome dos padres) e Ir. Elvira (em nome das religiosas).
Obs.: Esperava-se a palavra do representante dos leigos, que seria dada pelo cantor e compositor Zé Vicente, o qual, infelizmente, já havia saído, certamente por motivo de ordem superior.
EM TEMPO: Antes da missa, que começou por volta das 18:30h, Dom Mauro percorreu as ruas de Iguatu, em carro aberto, sendo o veículo conduzido pelo mesmo motorista que executou o tal percurso no longínquo 4 de fevereiro de 1962.
Enfim, eu digo tudo, dizendo que o dia 6 de janeiro de 2012, festa do Jubileu de Ouro de ordenação episcopal de Dom José Mauro Ramalho, já entrou para a História dos grandes eventos religiosos de nossa região.
DOM JOSÉ MAURO E A PARÓQUIA DE PIQUET CARNEIRO
Dom José Mauro foi o nosso 2º bispo diocesano, considerando que a Paróquia de Piquet Carneiro foi criada em 25 de janeiro de 1948, e até 1961/2, era regida pelo arcebispo de Fortaleza, na época Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Dom José Mauro Ramalho, enquanto bispo diocesano de Iguatu, nomeou , e deu posse, aos seguintes vigários de Piquet Carneiro:
1º - Pe. Agostinho Paulino de Melo - no dia 29 de março de 1966
2º - Mons. Antônio Alves de Oliveira - no dia 24 de abril de 1974
3º - Pe. Ricardo Siuta - em abril de 1975
4º - Pe. José Joaci Cavalcante - no dia 5 de dezembro de 1976
5º - Pe. Afonso Queiroga da Silva - em abril de 1978
6º - Pe. Inácio Biesdor - em abril de 1980
7º - Pe. Renzo Cassoni - em junho de 1981
8º - Pe. Umberto Maille - em outubro de 1982
9º - Pe. Policarpo Ribeiro, OSB - em 4 de março de 1984
10º - Pe. Graziano Odorizzi - em 6 de junho de 1986
11º - Pe. José Doth de Oliveira - em 19 de março de 1988
12º - Pe. Francisco das Chagas Souza Nobre - em 2 de julho de 1988
13º - Pe. Paulo da Silva Cavalcante - em fevereiro de 1989 e em agosto de 1990
14º - Pe. Francisco Valberto Marinho Barreto - em abril de 1990
15º - Pe. Pedro Aquino Rolim - em outubro de 1991 e em fevereiro de 1998
16º - Pe. José Leirton Alencar Souza - em 5 de março de 1995
COMUNIDADES RELIGIOSAS
Dom José Mauro também instalou as seguintes Comunidades Religiosas em Piquet Carneiro:
1º - MISSIONÁRIAS DIOCESANAS - 2 DE FEVEREIRO DE 1977 (FICARAM ATÉ 28 DE MAIO DE 1984)
Antônia Tereza e Assunção
2º - SOCIEDADE DAS FILHAS DO CORAÇÃO DE MARIA - 27 DE AGOSTO DE 1985 - (ATÉ INÍCIOS DE 2002)
Francisca Candido, Maria Lavor e Socorro Santos
Por Osmar Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário