Com o crescimento da radiodifusão no mundo, muitas empresas dedicaram quantias expressivas na pesquisa de transmissão de imagem à distância. RCA (EEUU); EMI (Inglaterra); PHILIPS (Holanda), se destacaram nesse processo e foram pioneiras em resultados.
As primeiras transmissões regulares aconteceram nos EEUU em 1941. A partir de 1946, a TV começou a captar a maior parte do marketing mundial. O Brasil foi o quinto pais do mundo a ter TV comercial e o primeiro da América Latina. Em 18 de setembro de 1950, foi inaugurada em S. Paulo a TV TUPI Canal 3, (até 1960), passando a transmitir no canal 4, até 16 de julho de 1980, quando foi negada pelo governo militar a renovação de concessão de licença. A TV Tupi pertencia aos “Diários Associados”, maior grupo de comunicação da época, pertencente a Assis Chateaubriand. Foi criadora do Teleteatro (1951) e Repórter Esso (1952), principais programas da emissora que até hoje são lembrados pelos telespectadores da época. Em 1953 foi criada a TV Record (SP), que teve destaque com os programas : Jovem Guarda (Roberto Carlos) e Festivais de Música.
Em 1965 foi criada a Rede Globo(RJ), que deu todo apoio ao Governo Militar e recebeu em troca toda publicidade estatal, além de facilidades para expandir-se para varias cidades brasileiras usando torres de comunicação instaladas por empresas do estado. Em 1967 surge a Bandeirantes (SP). Após o fechamento da REDE TUPI, os canais do Rio e São Paulo foram concedidos respectivamente a Adolfo Bloch e Silvio Santos, surgindo assim: Rede Manchete (hoje R TV) e SBT. Nos dias atuais o Brasil conta com 85 redes de TV , classificadas como Redes Regionais, com mais de uma emissora. Redes Nacionais com diversas repetidoras e emissoras afiliadas, além de TV pública, Educativa, Legislativas, e Poder Judiciário. Temos aproximadamente 250 canais de TV por assinatura Nacionais e Internacionais, bem como canais segmentados em diversas áreas do conhecimento.
Jocicler Vieira
Nenhum comentário :
Postar um comentário